Conhecer a origem e os processos que nossos alimentos passam até que cheguem às nossas casas, é muito mais fácil do que você imagina. E tem mais, está ali, na embalagem ou na gôndola do mercado para que você possa acompanhar. Quer saber mais? Segue a leitura desse texto.
Quando acompanhamos um produto estamos rastreando sua trajetória, por isso, falamos de rastreabilidade. Ela se aplica a produtos de qualquer natureza. Na área de alimentos, a rastreabilidade nos mostra os detalhes de um processo que inicia muito antes do plantio e que só termina, quando chega até o consumidor final.
De onde veio essa ideia?
O conceito de rastreabilidade dado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é a “habilidade de seguir a movimentação de um produto por estágios específicos de produção, processamento e distribuição.”
Para países exportadores de alimentos frescos (como frutas, verduras e legumes), esse controle é exigido desde 2005. Por exemplo, todos os produtos agrícolas exportados para o mercado europeu precisam ter rastreabilidade.
Mas, antes de ser empregado nos alimentos, o conceito de rastreabilidade já era utilizado nos produtos da indústria florestal. Selos de sustentabilidade asseguram que a madeira é obtida de florestas plantadas. Certificações como essa guarda um claro compromisso com o combate ao desmatamento e com a preservação.
O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável no mundo. O FSC tem sede em Bonn, na Alemanha, e está presente em mais de 70 países.
O futuro já chegou
A pergunta sobre o supermercado do futuro vem sendo feita há tempos. Em 2015 na feira global de alimentos – ExpoMilano, ficamos impressionados ao vislumbrar um futuro onde a origem dos alimentos era tão importante quanto qualquer outra característica que tanto apreciamos deles. Confira no vídeo e você vai perceber que esse futuro já chegou (https://www.youtube.com/watch?v=RFB5Kvg8Pw8)
Rastreando alimentos
Na agropecuária, a carne bovina utiliza a rastreabilidade há pelo menos dez anos, especialmente na exportação.. É comum vermos carnes que trazem no rótulo informações sobre o produto. Dados como: origem genética do animal, idade, sistema produtivo, informações do processamento no frigorífico, assim como as etapas percorridas até o consumidor.
Leia também: https://projetocomidaboa.com.br/saude/conhecendo-a-trajetoria-dos-alimentos/
A rastreabilidade de alimentos é um processo tão minucioso que consegue mostrar aos consumidores, quais, e como, as práticas agronômicas foram empregadas na produção dos alimentos. A implementação desse sistema no setor agrícola brasileiro teve início em 2018 quando foi aprovada a Instrução Normativa Conjunta n°2 (INC 2). Com isso, você pode acompanhar de onde vieram as suas frutas, verduras e legumes.